GHANDI E A NÃO VIOLÊNCIA

2 de Outubro de 1869, nascia Mohandas Karamchand Gandhi, em Kathiawar, estado de Porbunder, na Índia, líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência desse país.

"Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio."

"A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos."

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."

Mahatma Gandhi
(Líder nacionalista que libertou a India através da Não Violência)
2-10-1869 / 30-1-1948

Em 1883, com apenas treze anos, contraiu matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com treze anos a época.

Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia.

Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus.

Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva e prega a não violência como forma de luta.

Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial.
Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924.

Em 1930, lidera marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros a pé, para protestar contra os impostos sobre o sal.

Em 1930, Gandhi viaja a Londres para pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. Ao retornar à Índia, é recebido em triunfo por milhares de pessoas.

Gandhi anuncia à multidão que pretende continuar em sua campanha pela desobediência civil, para obrigar a Inglaterra a dar a independência à Índia. Os britânicos, outra vez, o mandam para a prisão.

Em 1942 o governo inglês manda para Nova Delhi Sir Stafford Cripps, com a missão de negociar com Gandhi. As propostas que Sir Cripps traz são inaceitáveis para Gandhi, que deseja independência total. Gandhi retoma a campanha pela desobediência civil. Desta vez é preso e condenado a dois anos de cadeia.

Quando Lord Louis Mountbatten torna-se vice-rei, aproxima-se de Gandhi e nasce, entre Gandhi, Lord e Lady Mountbatten, uma grande amizade.

Em 1947, é proclamada a independência da Índia.

No verão desse mesmo ano, a hostilidade entre hindus e muçulmanos atinge o auge do fanatismo. Nas ruas há milhares de cadáveres. Os muçulmanos reivindicam um Estado independente, o Paquistão.

Gandhi tenta restabelecer a paz e evitar a luta entre hindus e muçulmanos, aceitando a divisão do país e dando início a uma décima-quinta greve de fome. O sacrifício pessoal de Gandhi e sua firmeza conseguem o que nem os políticos nem o exército conseguiram: a Índia conquista sua independência e é criado o Estado muçulmano do Paquistão.

A divisão atrai para ele o ódio dos nacioinalistas hindus.

Gandhi morre em 30 de janeiro de 1948, assassinado por um hindu. Estava com 78 anos. Lord e Lady Mountbatten, ao lado de um milhão de indianos, comparecem ao funeral. Parte de suas cinzas são lançadas às águas sagradas do Rio Jumna.

Em janeiro de 1996, parte das cinzas de Mahatma Gandhi é lançada no Rio Ganges, na cidade de Allahabad, local sagrado para os hinduístas. A cerimônia acontece no 49º aniversário de morte do líder pacifista.

Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade, por isso e muito mais, o "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA.

Mohandas Karamchand Gandhi, o conhecido "Mahatma" (A Grande Alma) estará para sempre, sem dúvida alguma, por suas palavras e atitudes, entre os homens que mais enobreceram a raça humana.

A-HIMSA -A NÃO-VIOLÊNCIA

O V.M. Samael Aun Weor explica a Não Violência de Ghandi

A-Himsa é o pensamento puro da Índia: a não-violência. Realmente, a A-Himsa foi inspirada pelo amor universal. Himsa significa querer matar, querer prejudicar... A-Himsa é, pois, a renúncia a toda a intenção de morte ou dano ocasionado pela violência.

A-Himsa é o contrário de egoísmo. A-Himsa é altruísmo e amor absoluto. A-Himsa é ação reta.

Mahatma Gandhi fez da A-Himsa o báculo de sua doutrina política. Gandhi definiu a manifestação da A-Himsa assim: "A não violência não consiste em renunciar a toda a luta real contra o mal. A não-violência, como eu a concebo, empreende uma campanha mais ativa contra o mal que a Lei de Talião, cuja própria natureza dá por resultado o desenvolvimento da perversidade. Eu levanto frente ao imoral uma oposição mental, por conseguinte, moral. Trato de inutilizar a espada do tirano não fazendo cruzá-la com um aço de melhor qualidade e sim desfraudando sua esperança ao não oferecer resistência física alguma. Ele encontrará em mim a resistência da alma que fugira do seu ataque. Essa resistência primeiramente o cegará e depois o obrigará a dobrar-se. E o fato de dobrar-se não humilhará o agressor e sim o dignificará... Não existe arma mais poderosa do que a mente bem canalizada!"

O Ego é quem desune, atraiçoa e estabelece a anarquia por entre a pobre humanidade doente. O egoísmo, a traição e a falta de fraternidade têm dividido a humanidade.

O eu não foi criado por Deus, nem pelo Espírito nem pela matéria. O eu foi criado pela nossa própria mente e deixará de existir quando o tenhamos compreendido totalmente em todos os níveis da mente. Só através da reta ação, da reta meditação, da reta vontade, dos retos meios de vida, do reto esforço e da reta memória conseguimos dissolver o eu. É urgente se compreender a fundo tudo isto se quisermos realmente a revolução da dialética.

Não se deve confundir a personalidade com o eu. Realmente, a personalidade é formada durante os sete anos da infância. O eu é o erro que se perpetua de século em século, fortificando-se cada vez mais com a mecânica da Recorrência.

A personalidade é energética. Nasce com os hábitos, costumes, idéias etc., durante a infância e fortifica-se com as experiências da vida. Tanto a personalidade como o eu devem ser desintegrados. Nós somos mais revolucionários nos ensinamentos psicológicos que Gurdjieff e Ouspensky.

O eu utiliza a personalidade como instrumento de ação. O personalismo resulta dessa mistura de Ego e personalidade. O culto à personalidade foi inventado pelo eu. Realmente, o personalismo gera egoísmos, ódios, violências etc. Tudo isto é rechaçado pela A-Himsa.

O personalismo arruína totalmente as organizações esotéricas. O personalismo produz anarquia e confusão. O personalismo pode destruir totalmente qualquer organização.

Em cada reincorporação – Retorno – o Ego fabrica uma nova personalidade. Cada pessoa é diferente em cada nova reincorporação.

É urgente saber viver. Quando o eu se dissolve, a Grande Realidade, a verdadeira Felicidade, Aquilo que não tem nome, vem a nós.

Façamos distinção entre o Ser e o eu. O homem atual só tem o eu. O homem é um Ser que não conseguiu. É urgente se conseguir o Ser. É necessário se saber que o Ser é felicidade sem limites.

É absurdo dizer-se que o Ser é o Eu Superior, o Eu Divino etc. O Ser sendo de tipo universal e cósmico não pode ter sabor de ego. Não tratemos de divinizar o eu.

A A-Himsa é não-violência em pensamento, palavra e obra. A A-Himsa é respeito às idéias alheias, respeito a todas as religiões, escolas, seitas, organizações etc.

Não esperemos que o eu evolua porque o eu não se aperfeiçoa jamais. Necessitamos de uma total revolução da consciência. Este é o único tipo de revolução que aceitamos.

Na revolução da dialética, na revolução da consciência, encontramos as bases da doutrina da A-Himsa.

Conforme morrermos de instante a instante, a concórdia entre os homens irá se desenvolvendo lentamente. Conforme formos morrendo de instante a instante, o sentido da cooperação irá substituindo totalmente o sentido de competição. Conforme morrermos de momento a momento, a boa vontade irá substituindo pouco a pouco a má vontade.

Os homens de boa vontade aceitam a A-Himsa. É impossível se iniciar uma nova ordem em nossa psique excluindo-se a doutrina da não-violência.

A A-Himsa deve ser cultivada nos lares seguindo-se a senda do matrimônio perfeito. Só com a não-violência em pensamento, palavras e obras pode reinar a felicidade nos lares.

A A-Himsa deve ser o fundamento do viver diário no escritório, na fábrica, no campo, no lar, na rua etc. Devemos viver a doutrina da não-violência.

FRASES DE GHANDI

"Unir a mais firme resistência ao mal com a maior benevolência para com o malfeitor. Não existe outro modo de purificar o mundo." [Gandhi]

"A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade." [Gandhi]

"Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros." [Gandhi]

"É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre no homem a compreensão interior." [Gandhi]

"Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã." [Gandhi]

"O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto." [Gandhi]

"Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio." [Gandhi]

"A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos." [Gandhi]

"É injusto e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios atos. A natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis." [Ghandi]

"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." [Ghandi]

"Todas as minhas experiências me provaram que não existe outro deus a não ser a verdade. " [Ghandi]

"O capital em si não é mau; mas o mau uso dele transforma-o num mal. " [Ghandi]

"Asatisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [Ghandi]

"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo." [Ghandi]

"Eu creio que sou incapaz de odiar. Através de uma disciplina baseada na oração, faz pelo menos quarenta anos que procuro amar todos." [Ghandi]

" A mulher deve ser meiga, companheira do marido, tanto na alegria como na tristeza. O homem deve ser amigo da mulher e, no seu amor, deve respeitar sua alma e seu corpo como sagrados que são." [Ghandi]

"Quanto mais puro for um coração, mais perto estará de Deus." [Ghandi]

"Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; não há o suficiente para a cobiça humana." [Ghandi]

"Minha vida é uma mensagem." [Ghandi]
"Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma. Como o corpo que se lava não fica sujo, sem oração se torna impuro." [Ghandi]

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." [Ghandi]

"Se estamos atentos, Deus nos fala em nossa própria língua, qualquer que seja." [Ghandi]

"Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha." [Ghandi]

"A vida merece algo além do aumento da sua velocidade." [Ghandi]

"O amor é a força mais sutil do mundo." [Ghandi]

"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não." [Ghandi]

"Só engrandeceremos nosso direito à vida, cumprindo o nosso dever de cidadão do mundo." [Ghandi]

"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte." [Ghandi]

"O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio." [Ghandi]

"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente." [Ghandi]

"A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea." [Ghandi]

"O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte." [Ghandi]

"É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras." [Ghandi]

"Como defender uma civilização que somente o é de nome, já que representam o culto da brutalidade que existe em nós, o culto da matéria." [Ghandi]

"Um 'não' dito com convicção é melhor e mais importante que um 'sim' dito meramente para agradar, ou, pior ainda, para evitar complicações." [Ghandi]

"Olho por Olho, e o mundo acabará cego." [Ghandi]

"A verdadeira educação consiste em obter o melhor de si mesmo. Que outro livro se pode estudar melhor do que o da Humanidade?" [Ghandi]

"Um país, uma civilização, pode ser julgada pela forma com que trata seus animais." [Ghandi]

"Um erro não se converte em verdade pelo fato de que todo mundo acredite nele." [Ghandi]

"Não me agrada a palavra tolerância, mas não encontro outra melhor. O amor nos ensina a ter, para a fé dos demais, o mesmo respeito que se tem pela própria." [Ghandi]

"A voz interior me diz que siga combatendo contra o mundo inteiro, ainda que me encontre só. Diz-me que não tema a este mundo e que eu vá adiante levando em mim nada mais que o temor a Deus." [Ghandi]

"A verdade jamais prejudica a uma causa que é justa." [Ghandi]

"O mais atroz das coisas más das pessoas más é o silêncio das pessoas boas." [Ghandi]

"Não nos será outorgada a liberdade externa mais do que na medida exata do que tenhamos sabido, num momento determinado, desenvolver nossa liberdade interna." [Ghandi]

"A humanidade não pode liberar-se da violência mais do que por meio da não violência." [Ghandi]

"O mesmo que uma árvore tem -- uma só raiz e múltiplos ramos e folhas--, também há uma só religião verdadeira e perfeita, mas diversificada em numerosos ramos, por intervenção dos homens." [Ghandi]

"Não devemos perder a fé na humanidade que é como o oceano: não se suja porque algumas de suas gotas estejam sujas." [Ghandi]

"A violência é o medo aos ideais dos demais." [Ghandi]

"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho." [Ghandi]

"Se queres mudar ao mundo, muda-te a ti mesmo." [Ghandi]

"O que se obtém com violência, somente se pode manter com violência." [Ghandi]

"A verdade é totalmente interior. Não há que a procurar fora de nós nem querer realizá-la lutando com violência com inimigos exteriores." [Ghandi]

"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho." [Ghandi]

"Já que eu sou imperfeito e preciso da tolerância e da bondade dos demais, também tenho de tolerar os defeitos do mundo até que possa encontrar o segredo que me permita remediá-lo." [Ghandi]

"Não deixes que se morra o sol sem que tenham morrido teus rancores." [Ghandi]

"Nossa recompensa se encontra no esforço e não no resultado. Um esforço total é uma vitória completa." [Ghandi]

"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo." [Ghandi]

 

HOME  |  APRESENTAÇÃO   |   RESUMO   |   INICIAÇÃO   |   FALE CONOSCO   |  
Copyright © Jorge L. Rodrigues - Brasil