Os
cientistas já desenvolveram instrumentos capazes
de captar e medir as ultra-sensíveis ondas emitidas
pelo pensamento. No estado Theta, essa força chega
a medir 100 mil eletrovolts. Certamente, todo esse poder
de nada vale quando o homem não é capaz
de sustentá-lo pela concentração
em um só ponto.
As
ondas do pensamento são capaz de atravessar o espaço
infinito e chegar ao objeto de nossa concentração.
O pensamento, para chegar ao mais alto grau de concentração,
deve estar sustentado pela imaginação e
pela vontade.
O homem é exatamente aquilo que criou para si mesmo.
Cada um de nós tem, vive e pensa conforme as atitudes
mentais edificadas no passado. Nós somos o fruto
de nosso fracasso ou sucesso, não importando em
qual campo de atuação venhamos a agir.
O
pensamento deve ser claro e lúcido, pois aqueles
que desconhecem a força do pensamento são
as piores vítimas, já que são vitimas
de si mesmos. Combater a si mesmo é a mais difícil
das tarefas. Diariamente devemos aprofundar a meditação,
a fim de descobrirmos a verdade sobre nossa própria
natureza. Caso contrário, viveremos iludidos sobre
o que realmente somos.
O
pensamento e a imaginação desenvolvidos
fazem nascer nas entranhas do homem um princípio
superior e inexistente nas pessoas comuns - a Vontade,
O alimento da Vontade é o pensamento unido
à imaginação. A Vontade surge
na medida que o homem domina sua mente e desabrocha
sua imaginação. Através da
Vontade é possível se sobrepor à
natureza instintiva; é possível descortinar
os segredos da Alma; é possível reger
os fenômenos da natureza.
A
Vontade é a força que o homem necessita
para tomar o céu por assalto. Vontade e desejo
- duas forças antagônicas. Diz um sábio
que a essência da sabedoria é a Vontade.
O desejo transforma os sentidos em servos, enquanto
a Vontade faz dos sentidos instrumentos do Íntimo.
O
sucesso na concentração e na meditação
é proporcional à força de vontade.
A vontade aumenta na medida que o homem aprende
a dominar seus impulsos instintivos a automáticos,
O refrear da língua, da gula, dos sentimentos
mecânicos e, numa escala mais elevada, dos
pensamentos inconscientes, gerados mecanicamente,
é que desenvolvem a Vontade. Onde nada disso
existe, a Vontade também não pode
existir.
A
auto-ilusão é um dos maiores inimigos do
homem. Quando acreditamos ser o que não somos,
quando cultivamos pensamentos deformados e irreais, acabamos
também por nos deformar completamente, pois o sistema
nervoso não sabe distinguir a diferença
entre uma experiência real e ilusória.
O
pensamento é como a semente: uma vez que a jogamos
no solo mental, por força da manifestação
de vida ela desejará brotar, crescer, florescer
e frutificar. A árvore proveniente dessa semente
nada mais gerará senão os frutos do pensamento
original, ou seja, pelo fruto podereis conhecer a árvore.
Pelas pequenas atitudes de um homem podereis conhecer
seus grandes pensamentos.
Podemos
comparar, também, o pensamento a um imã:
atrairá vibrações afins às
emitidas. As forças negativas atraídas pelo
pensamento denso ficarão aderidas ao corpo mental
e ao corpo de emoções. Infeliz do homem
que carrega o peso de seus pensamentos! Com o tempo, não
prestará para mais nada, a não ser para
fertilizar a terra.
Já
a companhia de um homem santo e de pessoas positivas,
o cultivo dos pensamentos nobres, puros, elevados, o hábito
de procurar as emoções harmoniosas, serenas,
belas e, enfim, o esforço do homem em desenvolver
o gosto por tudo que o aproxime de impressões que
despertam em si a aspiração religiosa ou
divina, são de incontestável ajuda ao progresso
na meditação e conseqüente evolução.
Na
medida que nos esforçamos para desenvolver a concentração
e a meditação, muitas portas subconscientes
vão se abrindo. Dai, nosso trabalho se assemelhará
ao trabalho de uma pessoa que, depois de muitos e muitos
anos, resolveu fazer uma limpeza geral em sua casa. Começará
a encontrar elementos há muito esquecidos e outros,
completamente desconhecidos. Todos os pensamentos negativos,
cultivados no passado, mesmo que eles tenham sido alimentados
por períodos de poucas semanas ou meses, levarão
agora dez vezes mais tempo para serem erradicados completamente.
Em
especial, o pensamento pornográfico e de luxúria
se assemelham muito à erva daninha da pior qualidade.
Quando inserido na mente pela primeira vez, é insignificante
e pouca importância acabamos por dar a ele, mesmo
porque, acreditamos estar fazendo nada mais do que qualquer
outra pessoa faria. Depois de meses ou anos, se resolvermos
limpar a casa, ficaremos impressionados pela extensão
do estrago causado por essa erva daninha: além
de se expandir por toda parte, matou completamente as
poucas flores de pureza que ainda existiam em nosso jardim.
Para
que a idéia se fixe e se manifeste, plasmada nesse
mundo de três dimensões, devemos alimentá-la
constantemente com nosso pensamento e emoção.
Além disso, a ação e a atividade
devem acompanhá-la durante todo o tempo, até
que materializemos nossos objetivos. “O ser humano
imagina-se como pensa, pensa como sente e sente como deseja”.
Desta regra, deduz-se que, para pensar bem, devemos ter
bons desejos e bons sentimentos.
A
imaginação sustenta o pensamento concentrado.
Imaginar é criar nos mundos superiores. No entanto,
não podemos confundir imaginação
criadora com devaneios ou elucubrações.
A imaginação é a vontade do Intimo
atuando através do pensamento. A elucubração
ou o devaneio é o pensamento disperso e ilusório
das diferentes manifestações egóicas
(agregados psíquicos).
A
faculdade da imaginação reside no hemisfério
direito do cérebro humano. Quando criança,
tal faculdade está em grande atividade, mas com
a formação da personalidade e do raciocínio
lógico, a imaginação criadora é
deslocada para o subconsciente, e o homem destrói
então a ponte que ainda o ligava a Deus. Todo gênio,
mago, iluminado, profeta, etc., possuiu uma imaginação
aguda e profunda. O Universo é a imaginação
de Deus. Enquanto a razão só pode conjecturar
acerca de Deus, a imaginação nos faz sentir
a Sua presença. A imaginação nos
aproxima da Perfeição e da Unidade.
“Deus
é o Espírito, mas minha imaginação
o faz carne. Deus é a realidade, mas minha imaginação
O transforma em atualidade. Deus é o Príncipe
Divino e minha imaginação é o príncipe
da criação. Deus é a Vontade e minha
imaginação é a natureza criadora.”
O
pensamento e a imaginação desenvolvidos
fazem nascer nas entranhas do homem um princípio
superior e inexistente nas pessoas comuns - a Vontade,
O alimento da Vontade é o pensamento unido à
imaginação. A Vontade surge na medida que
o homem domina sua mente e desabrocha sua imaginação.
Através da Vontade é possível se
sobrepor à natureza instintiva; é possível
descortinar os segredos da Alma; é possível
reger os fenômenos da natureza.
A
Vontade é a força que o homem necessita
para tomar o céu por assalto. Vontade e desejo
- duas forças antagônicas. Diz um sábio
que a essência da sabedoria é a Vontade.
O desejo transforma os sentidos em servos, enquanto
a Vontade faz dos sentidos instrumentos do Íntimo.
O
sucesso na concentração e na meditação
é proporcional à força de vontade.
A vontade aumenta na medida que o homem aprende
a dominar seus impulsos instintivos a automáticos,
O refrear da língua, da gula, dos sentimentos
mecânicos e, numa escala mais elevada, dos
pensamentos inconscientes, gerados mecanicamente,
é que desenvolvem a Vontade. Onde nada disso
existe, a Vontade também não pode
existir.
Se
você ainda não havia se dado conta da importância
da Vontade como principio superior aos pensamentos e às
emoções, ou mesmo se desconhecia existência
de algo superior à mente, sempre é tempo
de conscientizar-se da necessidade de gerar em si mesmo
tal principio. Daremos a seguir algumas indicações
que, no todo, ajudarão a fortalecer a Vontade,
até que, um dia, ela se cristalize como força
motriz do trabalho de auto-conhecimento.
A
Vontade é engendrada a partir de pequenos detalhes:
1.
Primeiro você deve se dar conta de suas reações
automáticas. Logicamente comece observando as mais
evidentes. Percebendo sua mecanicidade no agir, tente
antecipar-se ás situações já
flagradas anteriormente e elimine as reações
mecanizadas e inconscientes. Você verá que
não é tão simples assim como parece.
Exige esforço e persistência, mesmo porque
cada reação inconsciente, quando detectada,
deve ser dissecada pela navalha da meditação
psicológica.
2.
Auto-observe-se ao falar. Perceba quantas palavras inúteis
você pronuncia diariamente. O Verbo é sagrado,
e o seu mau uso, acarreta um karma muito pesado. Observe
as gírias, os palavrões, as colocações
satíricas, as frases com conotações
sarcásticas e luxuriosas. Cada palavra grosseira
ou frase sem significado gera um campo vibracional denso,
que dificultará ainda mais seu trabalho de meditação.
Suprima, aos poucos, essas palavras. Fale quando necessário
e perceberá a força de suas palavras. A
fornicação da mente é o Verbo distorcido.
O Verbo das pessoas que fornicam mentalmente não
tem valor nem força. Morre ao ser emitido. Com
essa prática você perceberá novas
correntes de força atravessando seu corpo.
3.
Aprenda a criar resistência a todos os impulsos
naturais e instintivos. Lembre-se: a meditação
e o trabalho de auto-realização espiritual
é uma luta contra a natureza interior e exterior
ao homem. Não estamos dizendo para você deixar
de fazer tudo que fazia antes, mas sim, para perceber
o porquê de tudo que fazia. Faça consciência
de seus atos inconscientes. Procure sempre impor a vontade
incipiente sobre os impulsos; você verá que,
aos poucos, ela começará a se cristalizar
como um principio motriz.
4.
Trace para si mesmo metas a serem realizadas diariamente.
Objetivos que, normalmente, você não gostava
de fazer, seja pela preguiça ou outra desculpa
qualquer. Se não gosta de caminhar, caminhe diariamente.
Se não gosta de praticar esportes, entre numa aula
de natação, ande de bicicleta ou, simplesmente,
inicie uma série de corridas diárias. Se
lhe desagrada acordar cedo para executar tarefas, faça-o
a partir de agora. Se tem medo de falar em público,
procure situações onde você terá
que se expor e se exponha de verdade. Em poucas palavras,
deve existir um sacrifício voluntário de
sua parte. Você ficará impressionado quando
perceber, com o decorrer do tempo, que nada mais lhe afetará.
Todas as coisas que antes eram chatas e dolorosas, começam
a ter um significado diferente. Sua Vontade está
se sobrepondo às manhas, às fraquezas, aos
instintos, ao medo e até mesmo à dor.
Importante:
há um perigo em todo este processo. Cuidado com
a repressão. Estamos falando em sacrifícios
voluntários e compreensão. Incentivamos
a autodisciplina. Partimos do pressuposto que cada estudante,
após este curso, dissecará diariamente seus
pensamentos através da meditação.
Não adianta você impor sua vontade sobre
algo sem saber por que e sem perceber a extensão
dessa força. Quando nos referimos a vencer os desejos
e impulsos instintivos, é para que você perceba,
pela prática da meditação, o fator
psicológico escondido atrás de cada atitude
externalizada.
Por
exemplo: se uma pessoa está lutando para dominar
sua língua, ela deve, através das práticas
de meditação, compreender o que a levou
a fazer isso. Contra o que, exatamente, ela está
lutando, qual o processo psicológico inconsciente
que está sendo desvelado e as conseqüências
imediatas e futuras desse descortinar de ilusões
mecânicas. Caso a meditação e a compreensão
não façam parte constante desse processo,
o estudante acarretará apenas uma coisa: a repressão.
A repressão é o uso da força sem
a compreensão. Onde não há compreensão,
não há sabedoria.